O Esporte que faz amigos

Esporte da Malha

São Paulo/SP - Brasil
(11) 2909-0110
edgard.martins@superig.com.br

Sou ex presidente da FPM , fui presidente da comissão técnica , militei na fpm por mais de 20 anos talvez alguns de vcs, me conhecem , na ´´epoca meu apelido era cipó, hoje moro em Piracicaba, e gostaria de receber mensagens e atualidades do esporte da ma

receita para fazer cera par malha

Carlos Aberto Silva 04-06-2018
Adoro jogo de malha comecei praticar a pouco tempo queria uma receita para fazer a cera para o disco deslizar.Por Favor

Re:receita para fazer cera par malha

Djaime 01-10-2018
Manda no meu wts, se puder 17 991780919, jogo por esporte

Cidade de Mar del Prata - Argentina/Buenos Aires

Federacíon Bonaerense de Tejo 07-10-2017
Contato feito em Outubro/2017
El deporte se conoce como TEJO y es muy popular entre los adultos mayores, sobre todo en la playa. Dame tu mail y te envío el reglamento. Gracias por el interés.
Podríamos en el futuro hacer algún intercambio deportivo, conozco varias playas de Brasil y sería un “BUM” ya que tiene un clima y playas muy agradables.
Federación Bonaerense de Tejo
Edgar’s Martins, Mi correo es faloncarlosalberto@mail.com pásame tu mail y te mando el reglamento de Tejo. Saludos
En el marco de la capacitación nacional para árbitros de tejo a cargo de esta federación para la mejor intervención en los torneos Evita edición 2017. Gracias Eduardo Illanez por confiar en esta federación deportiva, al gobernador Uñac y todo el equipo de la secretaria de deportes, creemos fuertemente en el trabajo conjunto entre las instituciones y allí estaremos siempre, para construir una disciplina con un reglamento consensuado y aprobado por la mayoría de las instituciones del tejo. Mañana seguiremos en el estadio Cantoni con más temas sobre estrategias y diferentes formas de lanzamientos del tejo.
Facebook
Visualizado por Federación Bonaerense de Tejo

Tristeza no Esporte da Malha...

Edgard Martins (Vô ED) 08-07-2017
Tristeza no Esporte da malha…
Ver um Clube fechado é ver um sonho interrompido.
O C.M. - Freguesia do Ó (Clube de Malha Freguesia do Ó). Fundado em 01/03/1959, que foi um patrimonio do Bairro com seus 58 anos, seus Diretores, Jogadores, Patrocinadores, Simpatizantes e toda Comunidade do Bairro vão deixar de ouvir os gritos de seus torcedores, as batidas das malhas de aço o barulho do pino caindo, o grito do Juiz (Arbitro) gritando “Freguesia quatro”
Esses heróis e amantes desse esporte partiram. Há quem fale em sonhos interrompidos.
Este Clube funcionava há mais de 58 anos. Já era patrimonio do Bairro Freguesia do Ó, Bairro tradicional, localizado na Zona Norte da Cidade de São Paulo/SP.
Perderam o sábado e domingo nesse Clube querido, e esse ambiente agora vai virar o que? Onde já passaram bons Atletas.
É tristeza o que sinto como amante do Esporte da Malha.
O Clube fechou, o silêncio predominou, e o Freguesia se foi…
Fechar um Clube é sempre ruim. Tenho acompanhado com preocupação essas situações. Existem casos que justificam, mas são raros.
E agora seus Atletas, caminham sob o sol, chuva em busca de outros Clubes.
Lamento muito o fechamento do C.M. - Freguesia do Ó, mas o mais triste é que o Esporte da Malha perde um soldado (Clube), mas não perdemos a guerra continuamos a lutar pelo Esporte da malha…
Vejamos o outro lado da magia, dos encontros, dos amigos, da beleza, coisas que não se medem e não pagam esse amor pelo Esporte da Malha.
Como escreveu o meu amigo Ricardo Gutierres “Freguesia do Ó...um legado que não se pode negar”
Serei sempre um divulgador do Esporte da Malha…
Texto de Edgard Martins (Julho de 2017)

Re:Tristeza no Esporte da Malha...

Robson Cerqueira 03-08-2017
Dia 19 de agosto de 2017 no campo de malha do Largo da Matriz Velha estaremos promovendo jogos de malha para que esse esporte não se acabe em nossa região.
Todos estão convidados a fazer um jogo de apresentação para o público.

Re:Tristeza no Esporte da Malha...

Robson Cerqueira 03-08-2017
Essa apresentação faz parte das comemorações ao aniversário do Bairro Freguesia do Ó pelos 437 anos em agosto de 2017.

História da malha anda apagada...

Pedro Miranda de Mello 08-07-2017
Pedro Miranda DE Mello É realmente muito triste ver a história da malha sendo apagada dos trilhos ,esse esporte sadio que só faz amigos e nos dá prazer em praticar e divulgar sem apoio nenhum na maioria das cidades. Deixo meu pesar aos amigos do freguesia do ó e grito em protesto a falta de apoio. Em nome do CM João Rehder Netto deixo a todos um salve de admiração e protesto.

cera para usar na malha - receita

José Carlos vieira Martins - Inhapim Minas Gerrais 10-04-2017
gostaria de deixar meu imail para receber a receita se possível

jc.vieiramartins@gmail.com

cera para usar na malha - receita

José Carlos vieira Martins - Inhapim Minas Gerrais 10-04-2017
Sou amante do jogo de malha temos aqui e,m nossa cidade um grupo bom de malha mas estamos tendo dificuldade para fazer a cera para que a malha possa deslizar precisamos de uma boa receita

Re:cera para usar na malha - receita

Ademir Borgo 13-06-2019
O jogar na cancha de malha para corre bem

Elogio

Victor Souza 25-09-2016
Victor Souza obrigo Edgard Martins por ter tirado alguns minutos do seu tempo para escrever esse belo texto me trazendo imaginações como devia ser nos tempos passados, mais em fim realmente eh notável a mudança no esporte de malha. A malha pra mim hoje eh uma paixão sem igual e sinto q não é diferente pra você oque posso fazer pela malha faço com muito prazer mesmo tendo pouco tempo de no esporte ja tenho um grande amor, E COMO VOCE DIZ O ESPORTE DE MALHA E O ESPORTE Q FAZ AMIGOS ! reforçando obrigado por te me escrito esse lindo texto abraços de Victor Souza (clube de malha Unidos de Itapecerica da Serra.

Construindo um Campo (Raia) = Agradecimento

Paulo Bunetti 08-04-2016

Caro amigo Edgard (me permita tratá-lo por amigo). Muito agradecido pela sua pronta e elucidativa resposta. Li com atenção o seu texto que considerei bastante profundo no tocante a importância do jogo em sua concepção inicial e moderna. Nós, aqui em Colombo, região metropolitana de Curitiba, estamos em estado embrionário. Ainda estou na fase de convidar pessoas a compartilharem nos sábados à tarde de um" treinamento". A raia é adaptada de uma cancha poliesportiva de concreto. Estamos solicitando junto à Prefeitura Municipal a construção de uma raia própria. À medida que formos evoluindo, com o maior prazer enviarei fotos e matérias. Desde já, mais uma vez muito grato pela sua atenção.
Um forte abraço
Paulo Brunetti

Uma boa Equipe de Malha...

Milton Andrade 08-12-2015
"Sabem como se faz uma boa Equipe de Malha?
É assim: Como muito amor, amizade, humildade e acima de tudo união; e dá-lhe Vila Virgínia"

Solicitando ajuda...

Marcelo Quaresma 02-10-2015
Amantes do Esporte da Malha:

E-mail: mvquaresma@outlook.com

Nós aqui em Porciúncula RJ gostaria-mos de saber como vocês jogam malha, como é a raia, as regras e o que o Sr. pode mais nos informar.
Aqui nós jogamos numa raia de concreto, forrada com canjica de milho e parafina. Jogamos com malhas de aço com peso de até um quilo e quatrocentos gramas e uma medida máxima de 13cm x 13 cm. Em cada estremida da raia é desenhado dois circulos que chamamos de baiana, um circulo maior que vale cinco pontos e um circulo menor dentro do maior que vale dez pontos com um pino no meio. Derrubando o Pino com a malha e a mesma parando dentro do circulo menor vale vinte pontos, 10 da malha e 10 do pino, a malha derrubando o pino e parando no circulo maior vale 15 pontos, 10 do pino e cinco da malha. É só um resumo de como jogamos.

Ex-Presidente da F.P.M. (Federação Paulista de Malha)

Walter Sparati (Cipó) 23-09-2015

Amigo Edgar, vc nem sabe que alegria recebi seu e-mail, fiquei feliz, graças bom Deus estou muito bem com saúde ainda trabalhando, mas minha empresa está encerrando as altividades aqui em Piracicaba, e vou me aposentar por esses dias. Sempre lembro de vc e outros amigos também, no mês passado liguei na oficina do Alberto (chaminé) e fiquei surpreso com o falecimento dele, perdi o contato com todos, vc tem noticias do João Moretti, e de maneira geral de outros amigos como Gilberto Frassi o irmão dele , apxroximadamente há 2 anos atraz o progresso veio jogar aqui em piracicaba contra o floresta, encontrei o franja o nene con versarmos assim por cima, do pessoal da nossa epoca com quem vc tem amizade, me posicione quem esta vivo , quem vc recorda e também quem faleceu, pois faz exatamente 31 anos que vim pra piracicaba e perdi o contato com todos, espero um dia ter oportunidade de nos encontrar talvez numa festa, quanto ao luzitano nãoi sei se ainda está no mesmo lugar, porque antes lembro que tinha 3 campos depois mudou para sede própria só tinha um campo não sei se ainda é lá tenho muitas lembranças dp pessoal do luzitano o lico , ortega outros mais que não lembro, sempre fui bem recebido lá principalmente qdo estava na presidencia da fpm ia fazer visitas ou participar de algum evento

Currículo Esportivo

Walter Speratti (Cipó) 18-08-2015
Sou ex presidente da FPM , fui presidente da comissão técnica , militei na F.P.M. (Federação Paulista de Malha) por mais de 20 anos talvez alguns dos amantes desse esportes, me conhecem , na época meu apelido era "cipó", hoje moro em Piracicaba, e gostaria de receber mensagens e atualidades do esporte da malha em São Paulo +-
Fone: (19) 3422-5749
Celular: (19) 99788-0020
E-mail: waltersperatti@hotmail.com

Vô ED Patrono do Esporte da Malha.

Manoel Monteiro Cavarches 19-07-2015
HOMENAGEM AO Vô ED
O PATRONO DA MALHA
AMIGOS E PARCEIRO DO ESPORTE DA MALHA, VAMOS UNIRMOS SEMPRE COMENTANDO TUDO DE BOM QUE ESSE ESPORTE NOS PROPORCIONA, POIS COM ISSO ESTAREMOS INCENTIVANDO NOVOS ADEPTOS A UNIR SE A NÓS, PRINCIPALMENTE OS JOVENS QUE JUNTOS SOMAREMOS FORÇAS E LUTAREMOS PARA QUE ESSE ESPORTE NOS TORNE CONHECIDOS NO CENARIO ESPORTIVO E PARA ISSO JÁ TEMOS UM LIDER QUE MUITO LUTOU E CONTINUA LUTANDO PARA QUE ISSO SE TORNE REALIDADE. ESSE LIDER É O MEU GRANDE AMIGO EDGARD MARTINS O CONHECIDO Vô ED E A NOSSA PEQUENA COLABORAÇÃO COM COMENTARIOS SOBRE ESSE ESPORTE, FARÁ QUE ELE CONTINUE NOS LIDERANDO E CONTINUE SUA LINDA HISTORIA SOBRE ESSE ESPORTE QUE TANTO AMAMOS. VÔ ED CONTINUE CONOSCO SEMPRE, POIS NÓS TE AGRADECEMOS POR ISSO.
MANOEL MONTEIRO CAVARCHES-PRESIDENTE E TÉCNICO DO CLUBE DE MALHA CENTRO PARK DE ITU

Re:Vô ED Patrono do Esporte da Malha.

Edgard Martins (Vô ED) 19-07-2015
Querido amigo Manoel Monteiro...
O meu muito obrigados pelas palavras escritas.
Que DEUS o ilumine.

Felicitções

Adimir Nogueira (Editor do site: limeiraesporte.com) 25-06-2015
Caríssimo Vô Ed, parabéns pelo belíssimo trabalho.

De 1997 a 2004 fui Diretor na Secretaria de Esportes de Limeira e em consequência participando dos Jogos Regionais e Abertos no período.

]Pude com isso presenciar maravilhosos confrontos da modalidade, só lamento que, em Limeira não temos a tal almejada renovação, faltam adeptos mais jóvens para incrementar ainda mais a modalidade.

Sucesso sempre!
Abraços

Adimir Nogueira

Solicitação de ajuda...25/02/2015

Profº WILLIAM D. ANDRADE - Franca/SP 28-02-2015
Nome : William D. Andrade
Empresa :
Fone para contato : ( 16 ) 3724 5440
Celular : ( 16 ) 99166 301
Seu e-mail : williamdoniz@yahoo.com.br

Mensagem:

Olá, me chamo William, sou professor de Educação Física
da rede estadual na escola Carmem Nogueira Nicácio com
cerca de 200 alunos na faixa etária de 06 a 10 anos, da
cidade em que moro Franca - SP, e estou ensinando para os
meus alunos sobre a malha pois muitos encontram os campos
espalhados pela cidade mas ainda não conhecem direito o
esporte. Mostrei a eles vídeos, conversei sobre o assunto
e eles se interessaram muito.
Mas a minha aula e ensinamentos ficam limitados pela
falta de recursos e materiais específicos do esporte e
até mesmo informações sobre este esporte estão um pouco
difíceis de encontrar.
Devido a isto gostaria de fazer um pedido que se possível o
atendimento ou ao menos uma ajuda eu e meus alunos
ficaríamos muito gratos.
Gostaria de saber onde encontrar estes materiais do esporte,
e ou ao menos materiais de divulgação sobre o esporte, e
também saber se este clube poderia doar para nossa escola
algum material mesmo que usado para que nossos alunos
pudessem ter o contato e praticá-los durante as aulas.
Desde já agradeço a atenção e a disponibilidade, e aguado
a resposta ansioso.

Muito Obrigado e abraços de

William D. Andrade

Agradecimento

Professor William D.Andrade 28-02-2015
Amigo Edgard,

Muitíssimo obrigado por suas palavras, que me emocionaram e que me abasteceu de felicidade e ânimo para levar minha profissão com mais amor e carinho.
Desde minha infância alguns familiares praticavam este esporte, mas com o passar dos anos, os campos e locais para a prática foram se tornando mais escassos e os locais públicos abandonados.
Neste ano durante o planejamento escolar tive a ideia de resgatar alguns valores através de esportes um pouco diferentes do comum para as crianças e a Malha me veio como ótima opção, por seus inúmeros atributos que lhe é oferecida.
Mas devido a falta de recursos e tal, estou em busca de amigos que possam ajudar não só a mim, mas a centenas de crianças.
Como ganhei um amigo, espero continuar esta amizade através de conversas, eu envio notícias e se tudo der certo envio também fotos e quem sabe vídeos, destes meus alunos brincando.
Caso necessite de maiores informações me avise quando puder, que estaremos sempre em contato.

Novamente Obrigado Vô Ed.
Fique com Deus.

William D. Andrade

Modalidade: Jogos dos Idosos

Irene da Rocha - Dez./2014 20-12-2014
Modalidades Jogos dos Idosos
De: Irene da Rocha – Dez./2014
Blog: https://esporte3idade.zip.net
“Que nas pistas de atletismo possamos rolar nas canchas de bocha um raciocínio lógico como nos jogos de damas ou com seu parceiro de dança de salão deslizando as pedras do dominó e derrubando os pinos do esporte da malha, gritando como no truco ou ainda, defendendo e atacando como nos jogos de voleibol adaptado, chegando ao final do jogo de xadrez, onde vencer é questão de paciência, inteligência, estratégia e principalmente não desistir de lutar por um futuro digno de ser vivido, como xeque-mate para nossa vidas”

BOAS FESTAS!

ESPORTE TERCEIRA IDADE 20-12-2014
O blog https://esporte3idade.zip.net parabeniza a página e deseja Boas Festas a todos! Forte abraço dos moderadores Irene e Cicero da Rocha.

Re:BOAS FESTAS!

Esporte 3ª Idade 20-12-2014
Os amantes do Esporte da Malha agradecem e retribuem.

Feliz Ano Novo - 2015

Professor Carlos Machado 17-12-2014
Prezados amigos malhistas. É com grande satisfação que encerramos o ano de 2014. Foi uma temporada mais árdua mas também a mais satisfatória em minha gestão. Encerro o segundo ano de mandato feliz. A Copa Grande ABC foi disputadíssima até a útlima rodada, só lamento não ter realizado a cerimônia nesse ano, mas penso que nada mais ideal que fazê-la simultaneamente com a abertura de 2015. O que me deixou muito satisfeito e orgulhoso foi a campanha das equipes filiadas nos Estaduais da Federação Paulista. Todas as equipes chegaram perto da disputa do título e a Seleção da Liga conquistou o da primeira fase em seu grupo. Demonstração de planejamento, trabalho, dedicação e superação de todos os apaixonados por esse esporte. Quero parabenizar a todos os dirigentes e atletas das agremiações filiadas e deixar duas menções honrosas. Uma a Edgar Martins (EC Luzitano), um grande colaborador do esporte que tem oferecido grandes relatos para a divulgação do esporte e outro à Noboru Fugita (CREC Paulicéia) que tem com sua equipe participado de vários eventos promovidos por nossa Liga. Ainda que eu cometa alguma injustiça esquecendo-se de alguém vai aqui meu muito obrigado a todos os MALHISTAS do Estado de São Paulo. E que 2015 seja repleto de alegrias, sucesso e MUITOS PINOS NO CHÃO.
Prof. Carlos Machado
Presidente.

Divulgando o Esporte da Malha

Jefferson Tadeu de Souza 10-07-2014
Olá... boa tarde Sr Edgard

Eu tenho uma bela história na malha

Sou de família tradicional do esporte , meu avô foi fundador do clube em que iniciei

Eu e o meu amigo Alexandre (paletó), fomos os primeiros atletas de malha a ser remunerados pela prefeitura de Guarulhos(95), para disputar Jogos Regionais e Abertos do Interior.

Na época deixei de seguir carreira militar ( aeronáutica) para ir jogar por Guarulhos... depois fui atleta de Santo André ... São Caetano.... São Bernardo... e estou defendendo Suzano esse ano.

Tenho muitos títulos de Regionais, Abertos, Estaduais, brasileiros de clubes e seleções...

Graças a Deus ainda jogo e meu irmão que é 15 anos mais novo que eu ... me acompanhava quando pequeno se tornou um dos grandes jogadores de malha da atualidade e joga comigo em Suzano

Já escrevi projetos para desenvolver escolinhas de malha

Hoje sou professor efetivo do Estado (2 cargos), fiz faculdade de matemática quando era atleta e bolsista de São Caetano do Sul

tenho projetos, recortes de jornal, vídeos no youtube sobre malha

Mais do que atleta ... sou um apaixonado pelo esporte

tenho 38 anos e jogo malha desde os 8 anos

meu tel é 2015 1434 e 9 8509 4004 ( TIM )

Abraço... se quiser alguma informação pode me ligar e obrigado pela divulgação que o sr faz do nosso esporte

De volta para o presente...

Anna Carolina 06-07-2014
De volta para o presente
por: Anna Carolina
08/01/2002

Muito praticado por nossos avós, um jogo que remonta à época do Império Romano ressurge com força no Brasil. É o jogo de malha, introduzido aqui pelos colonizadores portugueses. Mas como esse é o país do futebol, a malha - que já tem até federação - assim como outros tipos de esporte, continua sem apoio das autoridades. O Rio de Janeiro, escolhido para sediar os jogos do campeonato interestadual de malha, terá de recusar o convite por não ter sequer uma quadra adequada. "Este rótulo de país do futebol dificulta o estímulo a outras atividades esportivas. O tênis, por exemplo, só está sendo falado hoje graças ao Guga. E se os esportes olímpicos já sofrem com esta realidade, imaginem os amadores como a malha", reflete o secretário da Federação de Malha do Estado do Rio de Janeiro (Femaerj), Nilton do Nascimento, de 67 anos, presidente do Esporte Clube de Malha Patriarca de Madureira.

Competidores devem lançar malhas para derrubar a estaca, no centro
Competidores devem lançar malhas para derrubar a estaca, no centro

Os dirigentes da federação garantem que a falta de incentivo não é por falta de adeptos. A entidade, que reúne seis estados (Rio, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Brasília), já identificou cerca de dez mil jogadores paulistas e quatro mil cariocas, além de centenas de mineiros.

Mas, apesar de antigo, o jogo ainda é tão exótico para a maioria da população quanto sua suposta origem romana - para ocupar as horas vagas nos acampamentos, os soldados romanos teriam tido a idéia de aproveitar as ferraduras imprestáveis dos cavalos, atirando-as contra estacas. Com o tempo, a brincadeira difundiu-se por toda a Europa até chegar à Península Ibérica. Sua evolução modificou, não somente os objetos de jogo, como suas regras. As ferraduras foram substituídas por malhas (discos de aço) de 11 cm de diâmetro e cerca de 750 gramas. As pistas de terra deram lugar às oficiais, construídas com microesferas de acrílico de medida padronizada (36 m x 2,5m).

O objetivo do jogo é fazer com que a malha deslize e se aproxime ou derrube a estaca. "As pistas de acrílico funcionam como se estivessem polidas, com o mínimo de atrito possível. Já nas pistas de cimento liso (não oficiais) usamos a água para diminuir o atrito entre a malha e o solo. Com isso, dependendo da força do lançador, o disco desliza e a gente nem vê", explica o diretor da Femaerj, Pedro Furriel.

Segundo o presidente da federação, Francisco Antônio Sá, para realização de um torneio interestadual, a pista deve seguir a padronização oficial: ser localizada em área com opções de hotéis ou alojamentos, restaurantes e transporte para os jogadores. "Se não conseguirmos sediar um evento tão importante por não possuirmos uma pista oficial, certamente os outros estados não verão com bons olhos a tão falada cidade maravilhosa", lamenta o vice-presidente da entidade, Luiz Carlos de Carvalho, também jogador do Esporte Clube de Malha Nove de Julho.
Amantes do esporte se reúnem regularmente para praticar
Amantes do esporte se reúnem regularmente para praticar

O apoio que falta ao esporte no Rio, sobra em Minas Gerais, onde foi disputado o interestadual de 2001 (Ipatinga). "Os atletas foram muito bem tratados e o jogo televisionado. Além disso, a prefeitura de Ipatinga tem uma política de divulgação que relaciona esporte com turismo, fazendo um paralelo ao desenvolvimento econômico local", conta Luiz Carlos.

Os dirigentes da federação do Rio já solicitaram ao secretário municipal de Esporte e Lazer, Ruy César, a inclusão de pistas de malha nos projetos de vilas olímpicas desenvolvidos para a Zona Oeste como o da Vila Vintém e o de Mato Alto (Jacarepaguá). "Acredito que, desta forma, a malha possa se difundir mais facilmente, atraindo jovens de diferentes classes sociais", diz Francisco Sá. O que de certa forma já está acontecendo, com a formação de novos campeões. "Como favorito do Esporte Clube Municipal de Nilópolis temos o Boiú que, com apenas 11 anos de idade, já derrotou vários veteranos", conta o dirigente.

Como ainda não dá para sediar o campeonato, que pelo menos algum passo seja dado em prol do esporte. É o que espera o jogador José da Silva, do Esporte Clube de Malha Bom Conselho de Realengo. "Se tivéssemos ajuda para reformar as pistas existentes, já seria um belo começo", sugere.

Os amantes do jogo não perdem a esperança de vê-lo reconhecido, tanto no estado como no resto do mundo. "Para a malha se tornar uma modalidade olímpica, inicialmente devem existir no mínimo dez países com o esporte organizado em federação. Sei que um dia chegaremos lá", sonha o jogador de Realengo João Lúcio Jorge.

O português, que atravessou o Atlântico em 1954, Joaquim Reis Silvério, 78 anos, jogador do Esporte Clube Patriarca de Madureira, recorda-se do tempo em que praticava o esporte em sua terra natal, onde já faz parte da tradição. "Em Portugal a malha era a diversão de todos", lembra.

Por ser praticado nas modalidades individual, lance livre, duplas e turmas, a convocação de interessados para partidas improvisadas fica mais fácil. "Qualquer um que chega é bem-vindo. Muitos se aproximam só para assistir e já saem do campo jogando", conta o jogador Adão do Nascimento, de 52 anos.

Embora as delegações sejam compostas por atletas da terceira idade, o espaço na sede da Femaerj está aberto a todos. "As mulheres dos praticantes de malha também jogam. Mesmo não fazendo parte de nenhuma delegação, participam de disputas promovidas por nós em nossas confraternizações", conta Luiz Carlos.

Para testar o potencial de popularidade do esporte, perguntamos a um menino de 12 anos, que transitava pelas ruas de Realengo, onde se situava o campo de malha da Femaerj. O jovem conhecia o campo, mas não o jogo. "Já joguei bola e andei de bicicleta neste campo. Agora, malha não sei o que é", disse David Fernandes.

Mas, depois de assistir a uma das partidas disputadas no local, o desconhecimento deu lugar ao encantamento. "O disco deslizando deste jeito no chão, parece mágica", diz David, vibrando com a descoberta.

malha

jose carlos villanova 03-07-2014
bom dia amigos, vi todos os comentarios sobre a malha, fico feliz e ao mesmo tempo triste por ver este esporte que pratico a mais de trinta anos sendo esquecido, gostaria que o presidente da federação paulista encontrar um meio junto aos orgãos de comunicação de sp ate mesmo nacional para que este esporte não acabe, obrigado

Sugestão

J.Luis - C.M.Bandeirantes do Ipiranga 30-04-2014
vô Ed, boa noite !
Agora pude ver com calma seu acervo. Muito legal. vi algumas fotos de malhas utilizadas antigamente, até pinos de formato que eu nunca imaginei, um verdadeiro retorno no tempo, nostalgico ! Muito interessante !
Seria legal se fosse possível montar uma exposição com estes objetos, as fotos, e até raias de malha tal qual era antigameente, deste terra batida, areia , calçadas de cimento e as raias de hoje, claro que apenas a parte do círculo até a linha dos seis metros.
Mas imagino que seja ´difícil encontrar e reunir tais objetos, mas acho que seria interessante um mini museu montado para exposição durante algum grande evento de malha.

Gostei muito ! Parabéns !

Grande abraço !

José Luis Alves
Clube de Malha bandeirantes do Ipiranga
Cel : 11 7875-0070 ( Nextel )
https://www.bandeirantesmalha.com
j.luis@bandeirantesmalha..com

24/04/2013

Copa Zona da Mata de Malha 24-02-2014
24/04/2013
Guarani participa da Copa Zona da Mata de Malha
Guarani participa da Copa Zona da Mata de Malha com o time da Praça de Esportes. Com apoio da Prefeitura os praticantes além de uniformes possuem transporte para diversas cidades da região. Os jogos acontecem também na Raia de Malha da Praça de Esportes de Guarani. DSCF4296

Congratulações

Prof. Carlos Machado - Pres. da Liga Santoandreense de Malha 11-02-2014
Em nome da diretoria da Liga Santoandreense de Malha parabenizo ao Sr. Edgard Martins e a todos que colaboram com o desporto da Malha. É uma satisfação trabalhar para o desenvolvimento desse esporte, como faço com outras oito modalidades. Por ser desportista de berço e profissional da área do desenvolvimento pelo esporte ficou feliz em saber que há muitos colaboradores. Aproveito o ensejo para dispor um desejo. Que os dirigentes da Malha criem projetos para incentivo e desenvolvimento de categorias de base, como é feito em esportes nem tanto populares como Xadrez e Dominó por exemplo. A Malha necessita de novos adeptos e futuros valores para sua continuidade. Um abraço a todos.

Agradecimento

Prof.Carlos Machado de Souza 10-02-2014
O Presidente da Liga Santoandreense de Malha, Prof.Carlos
Machado de Souza agradece:O Presidente da Liga Santoandreense de Malha agradece seus elogios e as informações nos enviada. Fico feliz em saber que ainda existem adeptos da Malha que prezam pela história e desejam a evolução desse desporto. Vou inserir as informações que me foram enviadas no texto que foi editado na página específica. Desde já grato por tudo e mantenha sua visita....desculpo-me por demorar um pouco em atualizar o site, pois dependo das informações dos dirigentes que nem sempre colaboram.

Prof. Carlos Machado
Presidente da Liga.

Um pouco da história do Esporte da Malha - 2013

Postado,por Lu - no "O Jornal Livre" 05-01-2014
Cristianrochamiranda MirandaLiga Sul Fluminense de Malha
VAI AI UM POUCO DA HISTORIA DA MALHA PARA QUE TODOS CONHEÇÃO UM POUCO MAIS SOBRE O ESPORTE

Clube de malha flamengo
Como surgiu o Jogo da Malha - Artigo postado por: Lu - no "O Jornal Livre" 05-04-2013 21:01 O jogo da malha é um tipo de esporte de origem portuguesa onde se lançam discos de metal em direcção a um pino que se encontra a alguns metros de distância. Índice esconder * 1 História * 2 Forma de jogar o 2.1 Jogadores o 2.2 Medidas o 2.3 Regras nas partidas o 2.4 Pontuação História Jogava-se malha na França, na Itália, em tempos muito antigos e que não estão bem determinados. Fala-se no jogo de malha, em 1490, mas a prova de sua existência vem de um documento francês de 1644. Em Portugal, esse esporte e o arremesso de ferraduras, sempre foi muito popular, com os nomes de chinquilho ou jogo do fito. O jogo de malhas, tanto como o de ferraduras, foi levado para o Brasil por imigrantes portugueses. Documentos apontam que já no período colonial jogava-se malha em todo o país. Há documentos que provam ser a malha um esporte praticado em São Paulo, na rua 25 de Março, desde 1890. Os trabalhadores, terminado o seu dia de trabalho e participavam do jogo de malha como divertimento. Usavam peças rudimentares como pedras, ferraduras, pedaços de chapas de ferro, variando de formato e tamanho. Os pinos não tinham o padrão certo, tudo servia. Era considerado um esporte ou divertimento de pessoas humildes. Forma de jogar Jogadores Cada equipa será constituída por dois elementos (parceiros). Para jogar, os parceiros colocam-se cada um junto ao seu meco, de modo a ficarem lado a lado dois adversários. Os dois primeiros jogadores (adversários) a iniciarem cada partida, terão cada um duas malhas que lançarão alternadamente procurando derrubar o meco da outra cabeceira e deixar a malha o mais próximo possível e assim sucessivamente. Medidas As malhas terão um diâmetro de cerca de 10,5 cm e um peso de aproximado de 600 gr e os mecos terão uma altura de cerca de 20 cm e uma base de aproximadamente 5 cm. A distância máxima entre os mecos será de 20 metros e a mínima de 16 metros. Na frente dos mecos e à distância de um metro destes, será marcada uma linha perpendicular que delimita a zona de lançamento das malhas. Regras nas partidas Todo e qualquer jogador que ao lançar a malha ultrapasse o risco de lançamento previamente marcado pela organização, poderá ser advertido e mesmo sancionado. Cada partida terá cinco(5) jogos no máximo, vencendo neste caso a equipa que primeiro vencer três(3). Atendendo ao número de equipas inscritas, cada partida poderá só ter três(3) jogos, vencendo neste caso, a equipa que primeiro ganhar dois(2). A qualificação até ás meias finais será feita por eliminação directa, realizando-se sempre que se justifique, sorteio para se ver quem joga contra quem, até á obtenção de uma classificação final. As meias finais serão sempre disputadas por quatro equipas, podendo para o efeito, haver recurso a sorteio para encontrar a 4ª equipa, a qual sairá da última eliminatória. Pontuação Sempre que o meco for derrubado serão contabilizados 4 pontos para a respectiva equipE. Depois das quatro malhas jogadas, a que ficar mais próximo do meco soma 2 pontos, podendo uma equipa somar 4 pontos se as suas duas malhas forem as mais próximas do meco, sendo o parceiro do jogador cuja malha ganhou os pontos quem procederá ao primeiro e terceiro lançamentos das malhas e assim sucessivamente. Cada jogo termina aos 30 (trinta) pontos e ganha a equipa que primeiro os conseguir atingir.

Despedida - 2013

João Batista Gomes 28-12-2013
Joao Batista Gomes Gomes

BOM DIA AMIGOS , ESTOU ME DESPEDINDO DE MAIS UM ESPORTE QUE PRATICO Á MUITOS ANOS ,TRATA _DE DE MALHA QUE É UM ESPORTE MUITO SADIO E NÃO QUASE QUE LIMITE DE IDADE POIS O JOGADOR PODERÁ TER DE 10 ANOS ATÉ 85 A 90 ANOS , DEPENDE DA CABEÇA DE CADA UM . MAS ACHO QUE JÁ FIZ A MINHA PARTE COLABORANDO DEMAIS EM RIO POMBA PARA QUE ESTE ESPORTE CRESCESSE ,COORDENEI VÁRIOS CAMPEONATOS MUNICIPAIS , COLOQUEI PELA 1a VEZ UMA EQUIPE DE RIO POMBA EM UM CAMPEONATO REGIONAL NO ANO DE 2000 .AQUI VAI UMA FOTO PARA OS ADEPTOS RECORDAREM E SEMPRE POSTAREI MAIS ALGUMAS NA MEDIDA DO POSSÍVEL .
Foto: BOM DIA AMIGOS , ESTOU ME DESPEDINDO DE MAIS UM ESPORTE QUE PRATICO Á MUITOS ANOS ,TRATA _DE DE MALHA QUE É UM ESPORTE MUITO SADIO E NÃO QUASE QUE LIMITE DE IDADE POIS O JOGADOR PODERÁ TER DE 10 ANOS ATÉ 85 A 90 ANOS , DEPENDE DA CABEÇA DE CADA UM . MAS ACHO QUE JÁ FIZ A MINHA PARTE COLABORANDO DEMAIS EM RIO POMBA PARA QUE ESTE ESPORTE CRESCESSE ,COORDENEI VÁRIOS CAMPEONATOS MUNICIPAIS , COLOQUEI PELA 1a VEZ UMA EQUIPE DE RIO POMBA EM UM CAMPEONATO REGIONAL NO ANO DE 2000 .AQUI VAI UMA FOTO PARA OS ADEPTOS RECORDAREM E SEMPRE POSTAREI MAIS ALGUMAS NA MEDIDA DO POSSÍVEL .

Liga da Malha Juiz de Fora/MG - 2013

ANTONIO TEIXEIRA DA TRINDADE 16-12-2013

eder sergio da trindade

para mim
Boa tarde senhor Edgard.
Aqui estão as fotos da entrega do trofél de campeão regional da zona da mata leste realizado pela liga de malha de Juiz de Fora MG.

E também foi feita uma homenagem aos familiares do presidente da associação de malha Vila Casal de Ubá o Senhor Geraldo Arthur que faleceu na semana seguinte a conquista do titulo de campeão.

Prestamos a ele esta homenagem pois o mesmo nuca havia sido campeão ficamos muito triste com a perda do amigo que fez de tudo pra o bem estar da clube até o seu ultimo dia de vida .
esta é uma homenagem de todos os atletas da associação de malha vila casal .

Obrigado por tudo

Seu Amigo Antonio Teixeira da Trindade .

Informação pra construir um campo de malha - 2013

José Aparecido dos Santos 12-12-2013
Jose Aparecido Dos Santos Santos
ola ,quero entrar em contato com vcs,para saber informações para construi um campo de malha, desses que a mlalha deslisa facilmente sem muito esforço.sem mais agradeço,pois somos uma equipe que gostamos desse esporte.nosso campo aqui e de chão batido meu nome e jose e somos de miranda ms.

Re:Informação pra construir um campo de malha - 2013

José Aparecido dos Santos 12-12-2013
Faça um contato pelo E-mail: edgard.martins@superig.com.br

Entrega de Troféus - 2013 (Ubá/MG)

Antonio Trindade 12-12-2013
eder sergio da trindade <edertrindade2009@hotmail.com>
09:14 (4 horas atrás)

para mim
Bom dia senhor Edgard venho comunicar que o vila casal mc da cidade de Ubá mg foi o campeão regional de da zona da mata de 2013 sendo como vice campeão o atual campeão da taça brasil de malha o clube aimore de cel pacheco mg venho lhe pedir se posso lhe enviar as fotos do jogo de entrega de trofels aos campeões que se realizara no dia 15 próximo domingo as 09 horas na cidade de UBÁ MINAS GERAIS NA QUADRA do Vila casal mc espero sua resposta desde ja te agradeço quem lhe envia este email é o SR Antonio Trindade, Atleta do vila casal

Re:Entrega de Troféus - 2013 (Ubá/MG)

Antonio Trindade 12-12-2013
Agrademos sua visita...

Curiosidade sobre o Esporte da Malha (Fotos)

JOSÉ RSQUINHO 31-10-2013
Jose Rasquinho
Boa dia caro amigo Edgard
Em primeiro lugar, o meu obrigado pela sua visita aos meus blogs, e pelas suas amáveis palavras.
É claro que lhe envio, não só a foto que lá viu, como mais algumas tiradas na mesma altura.
O local, caso isso seja do seu interesse, é a cidade de Montemor-o-Novo (Portugal), e as fotos foram feitas por ocasião da Feira da Luz (uma festa local que se realiza anualmente no primeiro fim de semana de Setembro).
Se, ao postar as fotos, inclui-se nelas um link para o meu bolg, seria muito bom para mim, mas se não o fizer também não tem problema (basta dizer que as fotos são minhas)
Um grande abraço e votos de muita saúde
Vejam o blog: Ao Virar da Esquina
E-mail: jrasqesporto.blogspot.com

São Pedro Suzano Malha...

Emerson Alves Cintra 23-10-2013
.
Coloca lá que Sao Pedro Suzano Malha...
Foi com 2 equipes nos regionais, Suzano foi em caragua e chegou na 5 final consecutiva 2009 campeao em aruja,2010 campeao em taubate, 2011 vice em pinda, 2012 campeao em caragua e 2013 campeao em cargua,,,ou seja tetra campeao dos Regionais...
E outro Time do Sao Pedro Suzano Malha, foi por Vargem Grande do Sul, jogar os regionais em Itatiba e se consagrou Campeao 2 divisao invicto do regionais...
Obrigado Emerson




Esporte da Malha

Orlando de Oliveira 19-08-2013
A Liga Sul Fluminense de Malha, da qual já fui Presidente, Diretor e Técnico da Seleção, parabeniza este espaço para divulgação de nosso esporte.
Sou Presidente do Jardim Ponte Alta Malha Clube em Volta Redonda e coloco nossa casa à disposição dos Clubes do Brasil para contatos e divulgação da Malha.

(24)33472171 / (24)33472171

orlando@madoq.com.br

C.M.Aimoré de Coronel Pacheco/MG

João Batista Gomes 08-08-2013
Gosto demais deste esporte tão pouco divulgado pelas mídias (rádios , tvs , ) mas agora com a rede social quem sabe não daremos um belo pulo para o conhecimento do povo . porque a gente que conhece e acompanha sabemos que tem campeonatos municipais , regionais , copa do Brasil e até campeonato brasileiro tanto é que o Clube de Malha Aimoré de Coronel Pacheco (M.G.) foi campeão ontem no Mato Grosso dia 23/06/13 .

Gosto demais do esporte da malha...

João Batista Gomes 13-07-2013

Gosto demais deste esporte tão pouco divulgado pelas mídias (rádios , tvs , ) mas agora com a rede social quem sabe não daremos um belo pulo para o conhecimento do povo . porque a gente que conhece e acompanha sabemos que tem campeonatos municipais , regionais , copa do Brasil e até campeonato brasileiro tanto é que o Clube de Malha Aimoré de Coronel Pacheco (M.G.) foi campeão ontem no Mato Grosso dia 23/06/13 .

Re:Gosto demais do esporte da malha...

João Batista Gomes 03-08-2013
Jovem João Batista...
Em primeiro lugar o meu agradecimento, por ter visitado esse Site, que foi feito com a finalidade de divulgar o Esporte da Malha.
Gostaria de fazer um contato, escreva pelo E-mail: edgard,martins@superig.com.br.
Fortes abraços, e mais uma vez o meu muito obrigado.
Edgard Martins (Vô ED)

Amante do Esporte da Malha

DANILO RAMOS 08-07-2013
Boa noite, td bem?
Sou o Danilo, atualmente jogador de malha do Unidos da Mooca e tenho no meu Facebook algumas fotos do campo do unidos que estamos reformando e do campo do MOEMA onde joguei por muitos anos...
Segue abaixo meu facebook
https://www.facebook.com/dnramoslhp

Abraços e Parabéns pelo site!

Re:Amante do Esporte da Malha

Danilo Ramos 03-08-2013
Agradecemos sua visita.

Re:Amante do Esporte da Malha

Carlos Aberto Silva 20-07-2018
Oi Danilo bom dia estou praticando esporte de malha a pouco tempo ja pequei gosto não e facil . Pois praticava em raia terra e areia e jogo outro nas raias que se tem hoje bem diferente do que eu jogava mas estou gostando tambèm queria aproveitar a opotunidade e te pedir uma recieita de como fazer cera que passa no disco para malha deslizar.

APENAS COMENTAR

MARCIO PINTO 03-07-2013



Data:
02-07-2013 22:05

Nome:
Marcio Pinto

Endereço electrónico:
senadorpinto@bol.com.br

Assunto:
apenas comentar

Mensagem:
Primeiramente meus parabéns pela iniciativa ficou muito bom este site , gostaria de comunicar que hoje nós os malhístas temos a nossa própria confederação que é CBM Confederação Brasileira de Malha com sede em São Paulo a Germaine Burchard 483 no mesmo prédio da FPM. se pudermos ajudar a divulgar alguma coisa ou fato estou a sua disposição visto que o sr. é bastante interessado em nosso esporte um abraço Marcio

Esporte da Malha

Noboru Fugita 07-06-2013
São Bernardo do Campo, São Paulo, Brasil

Introdução
Sou Noboru Fugita, 72 anos, casado, tenho dois filhos casados, três netos e um netinha. atuei desde meus 13 anos em empresas privadas. Iniciei minhas atividades profissionais como auxiliar de escritório,posteriormente trabalhei em São Paulo como Ourives (fabricava jóias manualmente), no final da década de 1960 com implantação da industria automobilística havia muita oferta de emprego em São Paulo e Grande ABC, então migrei para esse setor onde permaneci por 35 anos exercendo diversas funções, em contrapartida dei início a volta a Escola para conseguir melhorar os meus rendimentos. Nível escolar: Universitário formado pela Universidade Católica de São Paulo em Economia no ano de 1969. Prática esportiva: sempre pratiquei esporte no intuito de aumentar circulo de amizade e entretenimento, assim como manter condições físicas adequadas e servia como lazer pessoal. Esporte predileto: na adolescência atletismo e futebol de campo, na terceira idade vôlei adaptado para terceira idade e atualmente dedico maior tempo na modalidade malha.

Jogos Regionais dos Idosos

Delfino Del Rey Junior 21-05-2013
Delfino Del Rey Junior
20/05/2013 | Esportes e Lazer
Malha: Equipe de Bauru garante medalha de prata nos Jogos Regionais dos Idosos
O Clube União Princesa Isabel que representou Bauru nos Jogos Regionais dos Idosos (JORI), disputados na cidade de Lins, em parceria com SEMEL/SEBES e Liga Bauruense de Malha, conquistou medalha inédita para a cidade.

A equipe Bauruense que é composta pelos atletas Warlindo, Jair, Adelmo e Milton, e coordenada pelo diretor da Liga, João Alves, perdeu a partida final para Pirassununga e trouxe a medalha de prata para a cidade.

CUIPI pode conquistar título por antecipação no Regional da LBM

O Clube de Malha União Independente princesa Isabel (CUIPI) derrtou a equipe de Jaú, neste final de semana, na casa do adversário, em partida válida pelo Campeonato Regional da Liga Bauruense de Malha. A expectativa do coordenador do CUIPI, Delfino Del Rey Junior é que a equipe possa conquistar o Campeonato Regional por antecipação, uma vez que vem liderando todas as competições e pontuando para Bauru nos Campeonatos Oficiais LIGA/SEMEL.

Arapongas eliminado do Campeonato Regional

Jogando em casa neste final de semana, o Clube de Malha Arapongas de Bauru foi derrotado pela equipe de Avaré, por 6 x 0, em partida válida pelas quartas de final do Campeonato Intermunicipal Liga/Semel. Com essa derrota, o Arapongas dá adeus ao sonho do título que a equipe conquistou pela última vez em 2007, em competições Oficiais da Liga Bauruense de Malha e Federação Paulista.
Cu

Vereador eleito torcedor-símbolo quer apoio para malha

Dérek Bittencourt Do Diário do Grande ABC 04-05-2013

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010 7:16
Vereador eleito torcedor-símbolo quer apoio para malha
Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC


Tradicional esporte nas canchas do Grande ABC entre as décadas de 1960 a 1980, a malha pede socorro. Sem apoio e com instalações ruins, atletas enfrentam dificuldades para representar clubes e cidades. Em busca de solução, o vereador Pinheirinho, de Santo André, protocolou emenda ao orçamento de 2011 de R$ 70 mil para reformas do EC e Malha Nacional, no Parque Novo Oratório, e construção, cobertura e cercamento de cancha na Vila Curuçá.
"(A emenda) já foi aprovado na Câmara e agora está nas mãos do prefeito (Aidan Ravin). Os torcedores que gostam da malha veem que em Santo André esse esporte não tem apoio. Hoje, os atletas fazem vaquinha e pagam tudo do próprio bolso, como as viagens para o Interior. A sede da Liga SantoAndreense, por exemplo, fica na casa do vice-presidente (Wilson Gomes, o Felipão)", conta Pinheirinho.
Acompanhante da malha desde os 8 anos, o vereador sonhava em ser jogador. No entanto, dedicou-se a outra área e agora luta pelo esporte junto à Câmara. "Meu sonho é ver essa emenda atendida e não só para os jogadores como para a população e as crianças, porque é um esporte que passa de avôs para pais e de pais para filhos. E também tira os jovens das drogas, como todos os outros esportes", diz Pinheirinho, que domingo, durante premiação da Liga SantoAndreense, recebeu o título de torcedor símbolo da malha. "Me pegaram de surpresa. Até chorei."
O vereador baseia-se na força da malha para pedir apoio. "A (Grie Bridgeston) Firestone foi campeã da Série C do Paulista, enquanto o Nacional foi vice-campeão do campeonato das ligas representando Santo André. Então temos bons times, mas falta que o governo e os empresários olhem para a malha e deem mais apoio", explica. Hoje a liga conta com dez equipes filiadas.
Assim, está prevista para o início do ano a reunião de comissão formada por jogadores e representantes da liga com o prefeito Aidan em busca da assinatura que pode liberar a verba para a emenda.

Esporte da Malha

Associação Atlética Ferroviária 03-05-2013
Tradicional no clube, com bons jogadores e títulos de campeonatos locais a equipe de Malha da Ferroviária representa Pindamonhangaba nos jogos regionais e abertos. A Malha é o arremesso de ferraduras, sempre popular, com os nomes de chinquilho ou jogo do fito. O jogo de malhas, tanto como o de ferraduras, foi levado para o Brasil por imigrantes portugueses. Diz a história que os trabalhadores, terminado a sua jornada do dia participavam do jogo de malha como divertimento. Usavam peças rudimentares como pedras, ferraduras, pedaços de chapas de ferro, variando de formato e tamanho. Cada equipe é constituída por dois jogadores(parceiros). Para jogar, os parceiros colocam-se cada um em uma cabeceira do campo, de modo a ficarem lado a lado com o adversário. Os dois primeiros jogadores (adversários) a iniciarem o jogo, terão duas malhas para cada um, que lançarão alternadamente procurando derrubar o pino da outra cabeceira e ou deixar a malha o mais próximo possível e assim sucessivamente.

Instrutor Luíz Antônio e Diretor Ribamar

Sugestão para divulgar o Esporte da Malha...

Luciano Matias 03-05-2013
LEITOR SUGERE APOIO AO JOGO DE MALHA
qua, fev 20, 2013Blog
Via e-mail
“Um evento cultural que a meu ver está perdendo seu espaço é o JOGO DE MALHA.
Perto de minha casa existe uma pista de malha que muito necessita de ajuda. Vejo nela um momento de divulgar um esporte, atrair a juventude e, revitalizando o espaço poderia servir a maioria da comunidade.
Poderia, por exemplo cobrir a pista, revitalizar o espaço, fazer uma pracinha, melhorar a iluminação, pois o local está à beira da BR 356 e serve de passagem para muitos moradores e tendo iluminação pode trazer mais segurança à população que passa pelo local.
Em nossa região não existe espaço assim, fica aí uma sugestão para as autoridades municipais.
Conto com seu apoio para divulgar o jogo de malha. Na época (fotos) aconteceu a final do torneio entre Porto e São Cristovão. Se puder divulgar fico grato”. Luciano Matias.

Está aí sua sugestão Luciano, realmente é ótima e deverá receber uma atenção especial pelo Departamento de Esporte, da Fundarte. Afinal, é uma prática antiga que agrega muita gente.
Está página continua à disposição para quaisquer destaques sobre a pista, localizada no Trevo de acesso ao bairro Inconfidência.

Os primeiros passos para jogar malha

Prefeitura do Município de Jundiaí 06-04-2013

Com regras simples, são 8 discos (normalmente de metal), (4 para cada equipe) chamadas de "Malha" e dois pinos que serão os alvos.
.
.
Posicionam-se 4 jogadores (2 de cada equipe) de cada lado da “cancha”, atrás do círculo onde encontra-se o pino. Inicia-se com um sorteio para definir quem joga a malha. Após, uma pessoa desta equipe joga duas malhas tentando derrubar o pino do outro lado da cancha, ou tentando Pará-lo dentro do círculo. Em seguida, é a vez de uma pessoa da equipe adversária jogar sua duas malhas. Assim por diante até as 8 malhas terem ido para o outro lado da cancha.
As malhas NÃO podem bater nas laterais, se isto acontecer, não vale a jogada.
Durante as jogadas, sempre que o pino for derrubado serão contabilizados quatro pontos para a respectiva equipe, e o pino é colocado novamente no local.
Depois das 8 malhas jogadas, se tiverem malhas paradas dentro do círculo, a que ficar mais próximo do pino, também somará dois pontos, podendo uma equipe somar quatro pontos se as suas 2 malhas forem as mais próximas do pino.
Na jogada seguinte (volta) o parceiro do jogador cuja malha ganhou os pontos serão os que jogarão o primeiro e terceiro lançamentos das malhas e assim sucessivamente.
O jogo termina após 8 “lances” (8 idas e 8 voltas). Pode-se reduzir este número para 6 dependendo do torneio.
Para saber as regras específicas, clique em "Regras oficiais" e vejas as regras da federação.

Pub

Olá pessoal!
Vamos aproveitar este site para divulgar as modalidades Bocha e Malha
Agradecemos a todos os visitantes e pedimos que nos ajudem, enviando suas opiniões, sugestões e matérias.
Um grande abraço a todos.
M. Moda
Educador Esportivo


PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE JUNDIAÍ


Esporte da Malha

CLUBE DE MALHA 'UNIDOS' 29-03-2013
Essa comunidade é dedicada à você que frequenta esse Clube de amigos fundado em 01/01/1956 e que até hoje é um ponto de encontro para se bater papo com os amigos,comentar das rodadas do futebol e principalmente jogar uma sinuca um carteado Malha e Botcha , entre um jogo e outro o anfitrião, recebe seus amigos com bons refrescos e bons petiscos como amendoins e queijos..Venha ser feliz no "Clube Unidos"!
*Toda Quinta-Feira o dono do bar, vulgo "Carlinhos" prepara com todo amor e carinho pratos exóticos e saborosos.
Nessa comunidade sem descriminação alguma, mas estamos enfocando mais a pratica da Sinuca..É a unica paixão para todos nós aqui presente, mas enquanto praticamos este esporte no Clube existe outra turma que está sempre conosco, que são os aposentados do carteado. Na ausência deles o Clube não seria nada, pois após vc subir aqueles cansativos 3 degraus logo na entrada e ser recebido com um Bom Dia, um Boa Tarde ou um Boa Noite... mas pela sinceridade daquela roda de cacheta não tem preço

Poesia

Manoel Monteiro Cavarches 22-03-2013

POESIA:
O NOSSO CLUBE DE MALHA

O NOSSO CLUBE DE MALHA--ESTA CHEGANDO ONDE EU QUERIA
A GENTE SEMPRE JOGAVA--MAS VEZ EM QUANDO PERDIA
HOJE TUDO É DIFERENTE--NO CLUBE É SÓ ALEGRIA
POIS ALI O GALO CANTA E O ADVERSARIO É QUE PIA.
TEM 2 QUARTETOS DE OURO--QUE ASSUSTA O ADVERSARIO
ELES JOGAM POR PRAZER--NENHUM DELES TEM SALARIO
E O PLACAR VAI AUMENTANDO--CONFORME O PONTO É CANTADO
E A TORCIDA SEMPRE APLAUDE, AO VER UM 6 ENCOVADO.
O NOME DESSES ATLETAS--É GILMAR E FERNANDINHO
TEM ANTONIO E TEM DUARTE--TEM VALDIR E TEM PAULINO
TEM O INDIO E TEM MANÉ--QUE JOGAM SEMPRE SORRINDO
COM A CARA DO ADVERSARIO, AO VEREM O PLACAR SUBINDO
O VALOR DE TUDO ISSO--PRA NOS É A GRANDE AMIZADE
QUE A GENTE VAI CONQUISTANDO--OS CLUBES DE OUTRAS CIDADES
RESPEITANDO O ADVERSARIO--JOGANDO COM HONESTIDADE
SOMOS COMO UMA FAMILIA, DENTRO DE UMA SOCIEDADE


MANOEL MONTEIRO CAVARCHES
(CLUBE DE MALHA CENTRO PARK DE ITU)

Esporte da Malha

E.C.Floresta 22-03-2013
Jogo de Malhas sobrevive ao tempo e conquista novos fãs
E.C. Floresta representa Campinas em competições oficiais
m esporte que quase desapareceu de Campinas e região, mas que continua sendo praticado por alguns abnegados é a Malha. Praticado no passado por equipes de clubes tradicionais como Pirelli, Paredão, Campineira, Dom Nery e Guanabara, atualmente o esporte vive da dedicação de 16 esportistas pertencentes do Esporte Clube Floresta de Malhas, representante oficial de Campinas em competições como Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior.
Atualmente a equipe do E.C Floresta sobrevive com recursos da própria agremiação de um subsídio da Prefeitura Municipal de Campinas, cujos recursos destinados são diretamente aplicados na compra de equipamentos e na manutenção da cancha oficial.
O aposentado Leandro de Alencar Pereira diz que está envolvido com a Malha desde que chegou à cidade em 1958. “Vim pra Campinas pra tentar a sorte na Ponte Preta e cheguei a jogar com ex-atletas como Ciasca (já falecido) e Ilzo Nery, mas acabei me realizando mesmo na Malha.
O esporte também “fisgou” Marcjo José Dambrósio, de 53 anos, que é adepto da Malha há 35 anos. Ele conta que as técnicas evoluíram muito. “Antigamente a gente pegava a Malha e passava parafina nela pra que deslizasse mais no campo. Hoje a gente sofisticou pois aplicamos cera de carnaúba uma mistura de condicionador de cabelos mais água, para que se obtenha um deslizamento uniforme,” completa Dambrósio.
Para o técnico da equipe, Claécio Frasson, antigamente o esporte era praticado na periferia da cidade. “Hoje em dia, os poucos clubes que possuíam canchas de malhas, transformaram esses espaços em salões para bailes e outras atividades e os amantes do esporte acabaram por ficar sem um lugar adequado para a prática do esporte, “lamenta Frasson
Mas quem visita a sala de troféus dos jogadores do E.C Floresta nem se dá conta das dificuldades que eles enfrentam. A sala de troféus está abarrotada e eles mesmos dizem que já já um espaço maior terá de ser encontrado para acomodar os troféus e medalhas obtidos nas conquistas.
A última conquista do clube foi a medalha de ouro nos Jogos Regionais que estão ano aconteceram em Americana, na Região Metropolitana de Campinas.
Embora seja considerado um esporte para a terceira diade, o Jogo de Malhas é respeitado e conquista novos adeptos a cada ano. Segundo informações do técnico Claécio Frasson, na região do Vale do Paraíba existem centro e núcleos de treinamento para jovens adeptos ao esporte. Quem se interessa, recebe uma bolsa de estudos, treina e representa as cidades da regão em competições oficiais.
O Jogo de malhas
Jogava-se malha na França, na Itália, em tempos muito antigos e que não estão bem determinados. Fala-se no jogo de malha, em 1490, mas a prova de sua existência vem de um documento francês de 1644.

Em Portugal, esse esporte e o arremesso de ferraduras, sempre foram muito populares e receberam os nomes de "chinquilho" ou "jogo do fito".
O jogo de malhas, tanto como o de ferraduras, foi trazido ao Brasil por imigrantes portugueses e alguns documentos montam que já no período colonial jogava-se malha em todo o país.

Há documentos que provam que a malha chegou a ser praticada em São Paulo, na rua 25 de Março, nos idos de 1890. Os operários, ao término do dia de trabalho, participavam do jogo de malha como divertimento. Usavam peças rudimentares como ferraduras, pedaços de chapas de ferro, variando de formato e tamanho. Os pinos não tinham o padrão certo, tudo servia. Era considerado um esporte ou divertimento de pessoas humildes.

Forma de jogar
Em competições oficiais, cada equipe será constituída por dois quartetos. Para jogar, os parceiros colocam-se nas cabeceiras da cancha, de modo a ficarem lado a lado com o adversário. As malhas são lançadas alternadamente com o objetivo de derrubar o pino da outra cabeceira e ou deixar a malha o mais próximo possível e assim sucessivamente.

Medidas
As malhas terão um diâmetro de cerca de 10,5 cm e um peso entre 600 gramas e 800 gramas e os pinos, geralmente, têm altura de cerca de 20 cm e uma base de aproximadamente 5 cm.
Na frente dos pinos e à distância de um metro deles, será marcada uma linha perpendicular que delimita a zona de lançamento das malhas.
A cancha tem tamanhos variados mas a distância entre um pino e outro é de 36 metros.Todo e qualquer jogador que ao lançar a malha ultrapasse o risco de lançamento previamente marcado pela organização, poderá ser advertido e até mesmo penalidades.

Pontuação
Sempre que o pino for derrubado serão contabilizados 4 pontos para a respectiva equipa. Depois das quatro malhas jogadas, a que ficar mais próximo do pino soma 2 pontos, podendo uma equipa somar 4 pontos se as suas duas malhas forem as mais próximas do meco, sendo o parceiro do jogador cuja malha ganhou os pontos quem procederá ao primeiro e terceiro lançamentos das malhas e assim sucessivamente. Cada jogo termina depois de 24 arremessos.
Quem somar mais pontos vence o jogo.

Itens: 1 - 58 de 58