O Esporte que faz amigos

Esporte da Malha

São Paulo/SP - Brasil
(11) 2909-0110
edgard.martins@superig.com.br

A História do Jogo do Chinquilho

04-10-2014 22:26

Jogo do Chinquilho em Várzea Fresca

                                    

O jogo do chinquilho, era um jogo que sendo praticado pelo povo rural, também encontrava muitos adeptos, da área urbana da vila de Salvaterra de Magos, como se pode observar no conto sobre o “último dia do lobo em Salvaterra”, escrito por José Amaro, no decorrer dos anos 30, do séc. XX.

 Relatos existem que no séc. XVIII, os feirantes que vinham à feira anual, traziam sempre novidades, um ano entre eles veio o Chinquilho.

 

 O gosto deste entretinimento ficou, e com o decorrer dos tempos, passou a ser um atractivo nalgumas tabernas da vila –  no espaço em frente à porta, que era de terra, ou no quintal, por ser mais recatado.  Era um jogo de grande disputa, entre os  grupos  participantes, que no final os vencedores bebiam uns copos de vinho, pagos pelos vencidos.

Quando as terras da coutada real, foram vendidas pela casa real (D. Maria II) , os novos Foreiros, que saíram de Salvaterra, levaram entre os seus hábitos, a cultura que os seus

Antepassados usavam, tal como: os cantares e danças.

 

Os jogos como o Pau Ensebado e o Chinquilho, estavam entre os seus entretenimentos.

 Em Salvaterra de Magos, mesmo nos festejos populares, (as tabernas foram substituídas por cafés), deixou de se ver a prática deste e outros jogos. – como: as cartas.

 

m todo o Ribatejo, este jogo praticava-se com variantes: Em 2006, fui encontrar, junto a um café, na Várzea Fresca, um lugar pertencente à Freguesia de Foros de Salvaterra, alguns praticantes do Chinquilho, que ainda mantinham o hábito de ao domingo se juntarem.

 

 Numa destas variantes, a mais usada, consiste no arremesso de uma malha em ferro de formato redondo, de forma a derrubar um pino, que se encontra a cerca de oito metros de distância. Cada derrube do pino vale dois pontos, quem conseguir ter a malha mais próxima do pino obtém um ponto, que é marcado no terreno com pequeno pau (cada grupo de jogadores, tem o seu espaço).

 O jogo termina aos vinte e quatro pontos. A meio do jogo (12 pontos), as equipas bebiam um copo de vinho por conta (foi substituído por cerveja) No entanto, durante o jogo, os participantes com menos pontuação podem impor regras, designadamente a mudança de jogo chamado “à sinca”, em que o jogador pontua sem que a malha passe a linha de colocação do pino. Também se podia fazer uma habilidade como:  mandar a malha por baixo da perna.

 Nota: Foto 1 do autor - Jogadores de Cinquilho na Várzea Fresca - Ano 2006 do autor * Foto 2 do autor Ano 2000 - Porta de entrada para a taberna da "Anunciada"  (Anunciada da Conceição (Sequeira - nome do marido), avó de Adelaide Rita, viuva de Fernando Santos - tiveram um estabelecimento na  Av. Roberto F.Fonseca) A taberna situava-se na Trav. da Azinhaga em Salvaterra de magos ( em cima junto ao muro ainda se pode ver o ferro que suportava o gasometro, para a luz)  

 

José Gameiro

 
 
publicado por historiadesalvaterra