O Esporte que faz amigos

Esporte da Malha

São Paulo/SP - Brasil
(11) 2909-0110
edgard.martins@superig.com.br

1º CAMPEONATO INDÍGENA DE MALHA - 2013

07-08-2015 21:03

Notícias

Severino e Vagner são campeões do 1o Campeonato Indígena de Malha 2013

29/09/2013

Fonte: Agora MS - https://www.agorams.com.br/


 

Durante todo o mês de agosto e setembro aconteceu na Aldeia Indígena Ofaié, do município de Brasilândia-MS, o Primeiro Campeonato Indígena de Malha. O evento aconteceu durante os domingos e contou com a participação de 16 indígenas , que formaram 8 duplas de jogadores que disputaram entre si essa modalidade de lazer e desporto que é muito apreciada pelo indígenas.

Participaram as duplas José e Totó, Silvano e Elissandro, Severino e Vagner, Paxo e Buda, Bodão e Carlão, Severiano e Fogoió (que substituiu índio Gilmar), Agenor e Tiófi, e Josiel e Valderi.

Comandado pelo técnico Everaldo Vieira da Silva, o popular Fogoió, o campeonato teve duas chaves com quatro duplas cada. Na chave A , após o sorteio ficaram as duplas José e Totó, Fogoió e Severiano, Paxo e Buda e Josiel e Valderi, e na Chave B, ficaram as duplas Silvano e Elissandro, Severino e Vagner, Agenor e Tiófi e Carlão e Bodão. Na primeira fase do campeonato, explica o técnico Fogoió, todas as duplas jogaram entre si dentro de sua própria chave, classificando-se assim duas duplas de cada chave para a semi-final.

Levando muito a sério o trabalho que realiza com os indígenas, Fogoió explica que durante o torneio, o primeiro e segundo colocado de cada chave, na primeira rodada classificaram-se na chave A, em primeiro lugar a dupla Severino Vagner, e em segundo lugar Bodão e Carlão e na chave B, classificaram-se em primeiro lugar a dupla Severiano e Fogoió e em segundo lugar Paxo e Buda, onde o primeiro da chave A , jogava contra o segundo da chave B, e o primeiro da chave B, jogava contra o segundo da chave A.

Na semi-final a dupla Severiano e Fogoió derrotaram a dupla formada por Paxo e Buda e no segundo jogo a dupla Severino e Vagner derrotaram a dupla formada por Carlão e Bodão, passando assim os vencedores para disputar a Final e os perdedores para a disputa do terceiro e quarto colocado, ficando em terceiro lugar a dupla formada por Carlão e Bodão após derrotarem a dupla Paxo e Buda que ficaram em quarto lugar.

A grande Final que aconteceu no dia 15 de setembro de 2013, reservou para a dupla formada por Severino e Vagner a grande vitória ao derrotarem a dupla Severiano e Fogoió, sagrando-se assim os grandes campeões do Primeiro Campeonato Indígena de Malha do Município de Brasilândia-MS .

O torneio que teve o patrocínio da Prefeitura Municipal de Brasilândia, através do Prefeito Jorge Justino Diogo, e da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, através da professora Débora e da Secretaria de Administração e Finanças, através do Valdeires Piacatu. O evento teve a participação e o apoio também do professor Carlito Dutra, do Diretor de Esportes, Beto Maurimar, e o Sr. Joel Henrique (Piu).

Além do patrocínio da Prefeitura Municipal, colaboraram para o evento de encerramento do campeonato com a doação de refrigerantes os professores da Escola Municipal Antônio Henrique Filho: Francisco Neto, Zenaide, Naiara, Benedita (Benê), Doracy (Dora), Kelly, Célia Fernandes, Daniele, Celi, Solange (Diretora), Cristiano, Jovelina (Jô), Adriano, Maria Aparecida, Rojane e Ana Iva. Além dos administrativos, funcionários Doriane, Fernanda e Juliana dessa mesma Escola.

O evento que foi coordenado pelo técnico Everaldo Vieira da Silva, também foi patrocinado pelo Supermercado Soberano (Davi) e o Leite Brancão (Dega).