O Esporte que faz amigos

Esporte da Malha

São Paulo/SP - Brasil
(11) 2909-0110
edgard.martins@superig.com.br

Água Preta Campeão Paulista de Malha

09-04-2013 12:04

 


Garoto de 11 anos ganhou título Paulista Juvenil e também o Adulto
 
Texto e fotos: João Paulo Ouverney
 
O time do Água Preta/VWM Transportes de Pindamonhangaba conquistou neste domingo, 10 de novembro de 2012,  o inédito e histórico título de Campeão Paulista de Malha, em decisão realizada em campo neutro, na raia do Baeta Neves, em São Bernardo do Campo.
O adversário foi o Clube de Malha Caucaia, da cidade de Cotia.  No dia 28 de setembro, jogando em casa, o Água Preta ganhou as duas partidas (184 x 70 e 186 x 106). No dia 4 de novembro foi a Cotia e perdeu (204 x 194 e 160 x 146), por isso a decisão foi para campo neutro.

Decisão neste domingo
Na decisão em São Bernardo, o  Água Preta venceu o primeiro jogo atuando com Lucas Ouverney, Sérgio Soares Carlos Antonio Barros “Bill”e o pequeno Luiz Eduardo Soares “Du” de apenas 11 anos.     O adversário começou vencendo, mas os pindenses viraram o jogo numa reação espetacular e ganharam pelo placar de 132 x 44. Os árbitros foram Renato Moreira dos Santos  e Natalino, escalados pela  Federação Paulista de Malha.
Aí veio a segunda partida, onde novamente o Água Preta foi superior em campo derrotando o Caucaia pelo placar de 56 x 26, jogando com Odair Ramalho da Silva, Renato Moreira dos Santos, Ramires Juan e Toni Francisco de melo (depois Tite), e arbitrado por Maurício Domingos e João Antonio de Camargo,  da Federação Paulista.
Também fazem parte da equipe campeã os atletas Bruninho, Dirceu,  Adalmir e até uma mulher, Walquiria, que é esposa do atleta Sérgio Soares.
 
Emoção do presidente e técnico do Água Preta
O presidente e técnico do Água Preta, Dirceu Machado, disse sentir-se emocionado pela importante conquista, “que vem coroar de vez o esporte de Malha de Pindamonhangaba que já ganhou todos os títulos disputados, mas faltava o de Campeão Paulista. Dedico-o ao meu saudoso pai Benedito Machado, à toda a família Moreira dos Santos, em especial ao grande José Monteiro,  fundadores do Clube de Malha Água Preta há 40 anos.”
Dirceu disse ainda: “Já fui Campeão Estadual por outros clubes – Baeta Neves e ASSEM – mas nenhuma emoção se compara a este título de agora, por Pindamonhangaba, onde nasci e amo muito. Também já perdi decisões por outras cidades, mas nenhuma tristeza foi maior do que  ter perdido em 2003 para o próprio Baeta Neves, jogando por Pindamonhangaba”. Dirceu joga Malha hás 27 anos e agora está encerrando a carreira com chave de ouro.
 
Promessa cumprida ao avô após 13 anos
O presidente da Liga Municipal de Malha e também jogador do Água Preta, Lucas Ouverney, afirmou emocionado: “ Comecei a jogar Malha com oito anos, no Clube de Malha Santa Rita, do meu saudoso avô Gumercindo Nicolau Ouverney, em 1989. Três anos depois ele sofreu um derrame cerebral e ficou sem falar até morrer. Mas em 1999 eu ganhei o título de Campeão Paulista Juvenil, mostrei o troféu para ele que me olhou com olhos cheios de lágrimas, e eu lhe prometi que um dia ainda seria Campeão Paulista da categoria Adulto. Hoje, após 13 anos, consegui cumprir a promessa e tenho certeza que meu avô estava conosco e muito feliz, mesmo já tendo partido para o plano espiritual há 11 anos”. 
Lucas Ouverney diz: "Aos meu amigos que desejaram um boa sorte sincero, meus familiares, aos torcedores e principalmente a Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba, através da SEJELP e toda sua equipe, ao Secretario de Esportes Macedo. VWM Transportes nosso patrocinador, aos parceiros, Abdala Sport's, Clínica Equilíbrio Clínica Equilíbrio, Padaria Art Pães do Morumbi, Art Toledo, Blog Paixão por Esporte (Talita Leite), Jornal da Cidade, Tribuna do Norte, Jornal Líder da Cidade e Jornal Vale Regional (jornalista João Paulo Ouverney), sites,  enfim, toda a imprensa... Atletas e comissão técnica, esse título é nosso, é de Pinda!"
 “Minha gratidão eterna ao meu avô Gumercindo e meus tios João Paulo Ouverney e José Ouverney, fundadores da Liga Municipal de Malha em 1976 – da qual hoje eu sou o presidente – e que me ensinaram os primeiros arremessos de Malha quando eu ainda era um menino", conclui Lucas.
 
Título “bateu na trave” três vezes
Esse título inédito veio coroar um trabalho de muitos anos e estava “engasgado” na garganta dos atletas pindenses: “Em 2003 chegamos à final e perdemos para o Baeta Neves, em 2009 fomos eliminados na semifinal pelo Eco Suzano, e em 2010 perdemos novamente a decisão para o ASSEM de São José dos Campos. Deus sabe o que faz, nunca desistimos e nossa hora estava reservada, e agora fomos campeões jogando no campo do Baeta Neves, que nos tirou o título em 2003”, concluiu Lucas Ouverney.
 
Campeão Paulista Juvenil
Há duas semanas a seleção de Pindamonhangaba (parceria Liga de Malha/Ferroviária/Sejelp) já havia conquistado o título Paulista na categoria Juvenil, repetindo o feito de 1999. O garoto Du Soares participou do título Juvenil e agora também do título Adulto. Seu irmão Gustavo, de 5 anos de idade, também foi Campeão Juvenil. Eles são filhos de Charlene (jogadora do Água Preta) e Luiz Antonio Soares “Ico”, um dos melhores atletas do Estado, atualmente jogando pelo Baeta Neves da capital paulista. Ico é filho de João Soares “Tortinho”, uma lenda viva do esporte da Malha de Pindamonhangaba e Estado de São Paulo.
 
Pinda tem  atleta mulher 
Walquíria Soares, que faz parte do time do Água Preta Campeão Estadual, é uma das poucas atletas de Malha do sexo feminino  do Vale do Paraíba e em todo o Estado. Ela é casada com Sérgio Soares, integrante da equipe campeã, também filho de João Soares “Tortinho”.
 
Jogos Abertos do Interior
Agora os atletas Lucas, Sergio, Bill, Odair, Du e Emerson partem nesta quarta-feira, dia 14 de novembro, para a conquista de mais um título de campeão, o dos Jogos Abertos do Interior na cidade de Bauru. Vida de atleta não é fácil, precisa mesmo ter muito amor e dedicação pelo que faz...