O Esporte que faz amigos

Esporte da Malha

São Paulo/SP - Brasil
(11) 2909-0110
edgard.martins@superig.com.br

Esporte da Malha (Atividade Física e Desportiva)

06-04-2013 14:30

 

 


Jogos Tradicionais na Actividade Física e Desportiva do 1.º Ciclo


 

Este ano lectivo, os alunos do primeiro ciclo estão a realizar jogos tradicionais na Actividade Física e Desportiva do Enriquecimento Curricular. Além de preservarem a cultura popular, pois estes jogos fazem parte dos conhecimentos transmitidos de geração em geração, promovem, além de outras competências, o desenvolvimento de variados tipos de movimentos como os que estão associados ao salto, à corrida, ao lançamento… Através destes jogos, os alunos desenvolvem competências no domínio da expressão físico-motora, como a agilidade, a destreza e o equilíbrio, e do relacionamento social, como o espírito de trabalho em equipa e de cooperação, fundamentais na prática desportiva e na vida.

No início deste segundo período, os alunos formaram as equipas e participaram com grande entusiasmo no torneio do jogo da malha, respeitando as regras que aprenderam, aperfeiçoando o cálculo mental, na contagem dos pontos que iam conseguindo para a sua equipa, e testando os seus conhecimentos sobre as medidas de comprimento na verificação das distâncias ao pino. A satisfação era enorme quando, com a sua malha, conseguiam mais uns pontos no derrube do pino.

Este jogo só foi possível com a colaboração do senhor Joaquim Durães, pai do Gonçalo Durães, do terceiro ano, que, com a sua grande habilidade e boa vontade, se dispôs a fazer os jogos das malhas na sua carpintaria, para que todos os alunos do primeiro ciclo desenvolvessem este jogo na Actividade Física e Desportiva, sob a orientação dos professores desta actividade.

A Directora do Agrupamento, os professores da Actividade Física e Desportiva e os alunos do primeiro ciclo aproveitam este momento para agradecer ao senhor Joaquim Durães a oferta dos conjuntos de jogos das malhas.

Para quem não conhece ou já não se lembra, descrevemos aqui o jogo e as suas regras, caso queiram praticá-lo em casa, num momento de descontracção.

Jogo da malha

Jogo: Num terreno liso e plano, são colocados os pinos, na mesma direcção, com cerca de 15/18 metros de distância entre eles. Cada equipa encontra-se atrás de um pino. Joga primeiro um elemento de uma equipa e depois o da outra, tendo como objectivo derrubar ou colocar a malha o mais perto do pino onde está a outra equipa, lançando-a com uma mão.

Pontuação: 6 pontos por cada derrube, 3 pontos para a malha que fique mais perto do pino. Quando uma equipa atinge 30 pontos, ganha. Uma partida pode ser composta por três jogos, uma equipa para vencer terá de ganhar dois.


Os professores:
Conceição Gonçalves (Prof. 1.º Ciclo)
Fernanda Branco (Prof. AFD)
Jorge Fernandes (Prof. AFD)