O Esporte que faz amigos

Esporte da Malha

São Paulo/SP - Brasil
(11) 2909-0110
edgard.martins@superig.com.br

Esporte da Malha em Ipatinga (Ipatinga Malha Clube) - 2010

07-04-2013 00:12

 

20/12/2010 - 18h51 
Ipatinga Malha Clube reage e conquista título mineiro
Ipatinguenses superaram o poderoso Comercial, da capital, em partida emocionante
 
 


Bruno Jackson
EQUIPE CAMPEÃ IPATINGA MALHA
Equipe do Ipatinga Malha Clube sagrou-se campeã

 

IPATINGA – Em uma decisão emocionante, o Ipatinga Malha Clube sagrou-se campeão mineiro pela primeira vez na história, ao superar o poderoso time do Comercial Esporte Clube, no domingo (19), no Centro Esportivo e Cultural 7 de Outubro.

No primeiro duelo da final, a equipe ipatinguense perdeu por uma diferença de 56 pontos (52 a 18 no jogo preliminar e 92 a 70 no jogo de fundo). 
 

Para ser campeão, o time do Vale do Aço precisava tirar essa diferença em casa. Empurrados por uma torcida vibrante, os atletas de Ipatinga demonstraram uma técnica e vontade invejável e venceram o duelo derradeiro por uma diferença de 70 pontos.

O Ipatinga Malha Clube triunfou no jogo de fundo e também no preliminar, por 120 a 88 e 112 a 74, respectivamente. Os instantes finais da partida foram eletrizantes. Num dado momento, o placar eletrônico apontava 38 a 28 para o Ipatinga, no jogo de fundo.

Esse resultado era insuficiente para dar o título aos donos da casa. Mas a partir daí os anfitriões passaram a ter ótimo aproveitamento nos arremessos, o que não ocorreu com os atletas do Comercial, que deixaram o título escapar. 
 

O Ipatinga Malha Clube foi campeão com: Estévão, Paulão, Alex (treinador), Tião, Brito, Lucas, Jean, José de Fátima, Jean Carlos, Carlão, Rodrigo e João. 
 

O Comercial atuou com: Fernando, Éber (treinador), Edson, Luiz Carlos, Ernani, Antônio Carlos, Robson, Hamilton, Cláudio Branquinho, Zico e Maninho.

 

Bruno Jackson
I007824.JPG
Vibrante, Rodrigo foi decisivo para Ipatinga na grande decisão

Garoto de 14 anos festeja

estreia em grande estilo

 

 

 

No meio de atletas veteranos, Rodrigo, de apenas 14 anos, foi um dos destaques no confronto de domingo pelo Ipatinga Malha Clube. Curiosamente, foi a primeira partida oficial do garoto.

Depois de destacar bastante nos treinos, ele ganhou a chance de atuar na decisão e correspondeu, ao derrubar vários pinos. “Todas as minhas jogadas foram decisivas, desde a primeira. Começar já ganhando um título foi ótimo”, declarou Rodrigo, que ao final da partida foi carregado por Paulão, seu companheiro de equipe, durante a comemoração.

 

 

 
<div class="img_noticia not_img" '="" style="float: left; margin: 5px 5px 5px 0px; width: 301px; padding: 8px; background-color: rgb(230, 230, 230);">

Bruno Jackson

I007822.JPG

João faz arremesso para o Ipatinga, que foi eficaz nos instantes finais

O esporte

O jogo de malha é um esporte de origem portuguesa em que se lançam discos de metal (malhas) em direção a um pino (chamado também de meco) que se encontra a alguns metros de distância.

Cada equipe será constituída por dois jogadores (parceiros) por vez. Cada atleta faz 10 arremessos no total. Cada atleta tem direito a dois arremessos de cada vez.
 

São permitidas substituições na equipe, que durante o jogo é composta por oito atletas. Para jogar, os parceiros colocam-se cada um em uma cabeceira da pista, de modo a ficarem lado a lado com o adversário. 
 

As malhas têm um diâmetro de cerca de 10,5 cm e um peso de aproximado de 600 gramas. Os pinos têm uma altura de cerca de 20 cm e uma base de aproximadamente 5 cm.

Pontuação
Sempre que o pino for derrubado, serão contabilizados quatro pontos para a respectiva equipe. Depois das quatro malhas jogadas, a que ficar mais próxima do pino soma dois pontos.

Repórter : Bruno Jackson