O Esporte que faz amigos

Esporte da Malha

São Paulo/SP - Brasil
(11) 2909-0110
edgard.martins@superig.com.br

Esporte da Malha em Pedro Grão Grande/PT (Jogos tradicionais)

06-04-2013 14:18

 

FITO

     O jogo do fito constitui um dos poucos jogos tradicionais, que continua a ser praticado com alguma regularidade no concelho.

     É disputado por dois jogadores, ou então pelo sistema de pares.

     O material necessário é dois fitos e quatro malhas (pedras escolhidas para o efeito, ou discos de ferro com marcas para se distinguirem).

     Antes de iniciarem o jogo, colocam os fitos à distância convencionada e definem as regras, que consistem basicamente em determinar se estes, vão ter um ponto fixo, ou se, pelo contrário, a equipa ou jogador que estiver em inferioridade num dado momento do jogo, pode proceder à sua mudança dentro de uma área predeterminada.

     Se o jogo vai ser disputado pelo sistema de pares, ficam junto de cada fito, dois ou mais jogadores adversários, que jogam sempre do mesmo lado até atingirem os doze pontos, mudando para o lado oposto nesta altura.

     Por cada derrube, são contados dois pontos; lançadas as malhas, aquela que ficar mais perto do fito, conta um ponto, acabando o jogo, quando o jogador ou a equipa atingir vinte e quatro pontos.
     Como já se referiu, este jogo continua a ter entre nós bastantes adeptos e praticantes, existindo ainda uma variante que se poderá considerar de salão. É vulgar a sua prática nas tabernas e difere do anterior, apenas nos materiais. Em vez das malhas, utilizam-se moedas, sendo os fitos de menores dimensões.