O Esporte que faz amigos

Esporte da Malha

São Paulo/SP - Brasil
(11) 2909-0110
edgard.martins@superig.com.br

Esporte da Malha (Texto de Sérgio Santos)

06-04-2013 00:54

 

Paulista de Malha: Pilar vence os dois jogos contra São Manoel




(clique para ampliar)
Jogando em seu campo, neste domingo, 21, o Clube de Malha Pilar do Sul venceu as duas partidas contra o CM São Manoel. O primeiro jogo foi vencido por 144 a 52. No segundo a vitória foi apertada, mas a equipe venceu por 94 a 85, apenas 9 pontos de vantagem.
 
O jogo aconteceu no Centro de Lazer do Trabalhador “Adelino Adão Caetano”, no Bairro Campo Grande, próximo a Santa Casa, e Pilar venceu a forte equipe de São Manoel-SP, tri-campeã dos Jogos Regionais (região de Bauru) e vice-campeã 2010 do Paulista da Série C.

O jogo foi válido pela segunda fase do Campeonato Paulista da Série B (segunda divisão), que Pilar do Sul disputa pela primeira vez. O campeonato teve início com 20 equipes, 12 delas se classificaram para a segunda fase. Pilar está na chave 10, ao lado de São Manoel e Cordeirópolis, onde joga no próximo domingo.

Os atletas pilarenses que entraram em campo foram Zé Viola, Gaspar, Zequinha e Müller, no primeiro confronto. No segundo jogo o quarteto foi formado por Nelson, Antonio, Nilson e Pelé. Com as duas vitórias Pilar do Sul marcos 6 pontos (três em cada jogo) e lidera o grupo. No próximo domingo o time joga em Cordeirópolis.

O jogo
A malha é disputada com quatro atletas em cada equipe, dois deles em cada lado do campo, que arremessam duas malhas cada um. Vence quem fizer mais pontos nos 12 lances do jogo. O objetivo é derrubar o pino de madeira que fica no centro de um círculo. Cada derrubada do pino vale 4 pontos. Também conta 2 pontos a malha que ficar dentro do círculo e que mais se aproximar do pino. A malha é um disco de metal 10,5cm de diâmetro e pesa cerca de 600g que é lançado pelo atleta. A distância entre os pinos é de 20 metros.
 



Torcedores: jogo ganhado no grito
 
Torcida compareceu e incentivou
Apesar do frio, vários torcedores compareceram para assistir o jogo e incentivar os atletas pilarenses. Entre eles estavam familiares do capitão do time Pascoal Gasparetto (o Gaspar), 70 anos. A paixão do pai pelo esporte contagiou a família. Eles disseram que sempre que podem vão assistir os jogos e torcer pela equipe.
 
Acho o jogo interessante, gosto, e venho para incentiva-los, apoiar o esporte”, disse Luciana, filha de Gaspar que estava acompanhada do marido Marcel.
 
Reginaldo, outro filho de Gaspar, ressaltou o aspecto do jogo que não tem contato físico e, geralmente, há um respeito mútuo entre atletas e torcedores. “É um esporte pra família. Pode ver aí... tem mulher jogando, crianças... é muito sadio e divertido”, disse ele.
 
Mas o ponto alto das partidas é a provocação para tentar tirar a concentração do atleta adversário. Quem vai assistir ao jogo pela primeira vez pode estranhar, porque há muita gritaria da torcida, tanto quando os seus atletas acertam a jogada, ou quando o adversário vai jogar. Se o adversário erra não se livra da gozação adversária. Como os jogadores em quadra não podem falar, a função de desestabilizar o adversário fica com a torcida, que cumpre papel importante no jogo. “Geralmente dá resultado”, disse aos risos Reginaldo. “Mas tudo com respeito, sem ofensa ou palavrão”.
 
Como o jogo muda de lado a cada lance, os torcedores correm de um lado para o outro pra fazer ‘marcação cerrada’ no adversário. “Cansa, viu? Cansa e as vezes a gente fica rouca de tanto gritar”, disse Luciana.
 
Eles contaram que no jogo contra Cosmópolis eles se atrasaram e que quando chegaram Pilar estava perdendo e com o apoio da torcida virou o jogo em uma partida emocionante. “Foi no grito. Era o jogo da classificação, se perdesse estava fora. Pilar precisava vencer, e venceu”, disseram.
 
O time joga em Cordeirópolis no próximo domingo. No dia 04/09 a equipe folga na tabela. No dia 11/08 vai a São Manoel, e volta a jogar em casa só no dia 18/09 contra Cordeirópolis.
 



Gaspar, Zé Viola, Müller e Zequinha



Atleta adolescente de São Manoel arremessando a malha
 



Pilar: Concentração para o arremesso
Tags: