O Esporte que faz amigos

Esporte da Malha

São Paulo/SP - Brasil
(11) 2909-0110
edgard.martins@superig.com.br

História da raia de malha de Embu-Guaçu

06-04-2013 14:39

 

Origem das raias

A história da raia de malhas de Embu-Guaçu

 

Foi mais ou menos assim, um belo dia o senhor Oliveira de Souza (atual técnico da equipe), decidiu que faltava alguma coisa onde morava, percebeu que havia um terreno baldio na frente da sua casa e pronto, juntou alguns amigos e juntos construíram a primeira “raia” (raia é a quadra ou campo de malha para nós leigos, que não praticamos o esporte). Isto aconteceu já faz quase dois anos, e agora não é apenas uma raia, mas sim duas (como pode ser observado na foto, na galeria de arte). No início a idéia era só lazer, mas já aconteceram quatro campeonatos neste local, freqüentemente participam de torneios para fora do município. Os participantes freqüentadores do local pretendem continuar jogando e competindo, afinal o show não pode parar.

 

O que é o jogo de malhas?

 

O jogo de malhas, tanto como o de ferraduras, foi trazido para o Brasil por imigrantes portugueses. Documentos apontam que já no período colonial jogava-se malha em todo o país. Jogava-se malha na França, na Itália, em tempos muito antigos e que não estão bem determinados. Fala-se no jogo de malha, em 1490, mas a prova de sua existência vem de um documento francês de 1644. Em Portugal, esse esporte e o arremesso de ferraduras, sempre foi muito popular, com os nomes de chinquilho ou jogo do fito.

O jogo consiste em alcançar o maior número de pontos derrubando os pinos ou se mantendo dentro de um dos dois círculos concêntricos (o menor com 40cm de diâmetro e o maior com 1,30cm de diâmetro ) onde são colocados os dois pinos e demarcados na extremidade da pista. Cada pino derrubado equivale a 10 pontos. O jogador, conseguindo colocar a malha no círculo menor ganha 20 pontos e no círculo maior ganha 10 pontos, independente de derrubar o pino. O somatório das jogadas determina o vencedor e as partidas são definidas pelo número de pontos, com o máximo de 100 pontos, no torneio de duplas. A pista onde é praticada a malha tem 40m de comprimento e as malhas usadas habitualmente pelos jogadores de Paty do Alferes são retangulares com peso que varia de 500g 2.800g. A malha tanto pode ser jogada individualmente quanto em duplas e em Paty do Alferes são realizados diversos torneios entre os jogadores. Hoje existem, aproximadamente 60 jogadores cadastrados no Clube de Malha de Paty do Alferes.

Fonte: https://www.patydoalferes.rj.gov.br/pontos/malha.htm

 

 

Renato Goncalves de Oliveira

Joaquim Mendes Feliz

Embu-Guacu - SP

24/06/2005