O Esporte que faz amigos

Esporte da Malha

São Paulo/SP - Brasil
(11) 2909-0110
edgard.martins@superig.com.br

MALHA (Postado por João Fabricio Sonariva)

06-04-2013 00:38

 


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

terça-feira, 1 de março de 2011

MALHA

 

História

 

Jogava-se malha na França, na Itália, em tempos muito antigos e que não estão bem determinados. Fala-se no jogo de malha, em 1490, mas a prova de sua existência vem de um documento francês de 1644.

Em Portugal, esse esporte e o arremesso de ferraduras, sempre foi muito popular, com os nomes de chinquilho ou jogo do fito.

O jogo de malhas, tanto como o de ferraduras, foi levado para o Brasil por imigrantes portugueses. Documentos apontam que já no período colonial jogava-se malha em todo o país.

Há documentos que provam ser a malha um esporte praticado em São Paulo, na rua 25 de Março, desde 1890. Os trabalhadores, terminado o seu dia de trabalho e participavam do jogo de malha como divertimento. Usavam peças rudimentares como pedras, ferraduras, pedaços de chapas de ferro, variando de formato e tamanho. Os pinos não tinham o padrão certo, tudo servia. Era considerado um esporte ou divertimento de pessoas humildes.

Forma de jogar

Adaptação do jogo para a escola realizada pela aluna Diana da 5ª fase

 

Jogadores

Cada equipe será constituída por dois jogadores(parceiros). Para jogar, os parceiros colocam-se cada um em uma cabeceira do campo, de modo a ficarem lado a lado com o adversário. Os dois primeiros jogadores (adversários) a iniciarem o jogo, terão duas malhas para cada um, que lançarão alternadamente procurando derrubar o meco da outra cabeceira e ou deixar a malha o mais próximo possível e assim sucessivamente.

Medidas

As malhas terão um diâmetro de cerca de 10,5 cm e um peso de aproximado de 600 gr e os mecos terão uma altura de cerca de 20 cm e uma base de aproximadamente 5 cm. A distância máxima entre os mecos será de 20 metros e a mínima de 16 metros.

Na frente dos mecos e à distância de um metro destes, será marcada uma linha perpendicular que delimita a zona de lançamento das malhas.

Regras nas partidas

Todo e qualquer jogador que ao lançar a malha ultrapasse o risco de lançamento previamente marcado pela organização, poderá ser advertido e mesmo sancionado.

Cada partida terá cinco (5) jogos no máximo, vencendo neste caso a equipe que ganhar três(3) jogos. Dependendo do número de equipes inscritas, cada partida poderá ter apenas três (3) jogos, vencendo neste caso, a equipe que ganhar dois (2)jogos.

A classificação até á semi final será feita por eliminação direta, realizando-se sempre que se justifique, sorteio para se ver quem joga contra quem, até á obtenção de uma classificação final.

A semi final será sempre disputada por quatro equipes, podendo haver sorteio para encontrar a 4ª equipe, a qual sairá da última eliminatória.

Pontuação

Sempre que o meco for derrubado serão contabilizados 4 pontos para a respectiva equipe.

Depois das quatro malhas jogadas, a que ficar mais próximo do meco soma 2 pontos, podendo uma equipe somar 4 pontos se as suas duas malhas forem as mais próximas do meco, sendo o parceiro do jogador cuja malha ganhou os pontos quem procederá ao primeiro e terceiro lançamentos das malhas e assim sucessivamente.

Cada jogo termina aos 30 (trinta) pontos e ganha a equipe que primeiro os conseguir atingir

FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jogo_da_malha