O Esporte que faz amigos

Esporte da Malha

São Paulo/SP - Brasil
(11) 2909-0110
edgard.martins@superig.com.br

Portal EmDiv (Uma janela para o mundo)

06-04-2013 00:02

 

Malha - Antigo Jogo Transformado em Esporte

Passatempo inventado pelos soldados do Império Romano, quando era jogado com moedas, o jogo de malha é hoje disputado em muitos países, entre eles o Brasil, como atividade esportiva organizada.

Malha é um jogo que consiste em lançar discos de ferro, bronze ou outro metal contra pequenas estacas de madeira dispostas no chão a distância convencionada. Conhecido em Portugal como chinquilho ou jogo do fito, o esporte foi introduzido no Brasil por imigrantes portugueses, que trouxeram também o jogo de arremessar ferraduras. Muito popular em todo o país, tinha regras diferentes nas várias regiões até 1933, quando foi regulamentado pela Federação Paulista de Malha. Posteriormente, outros estados criaram federações e adotaram o mesmo regulamento.

Dois jogadores ou duas duplas disputam a partida e lançam, a cada jogada, dois discos contra os pinos, distantes algumas dezenas de metros da cabeceira. A cada pino que derruba o jogador soma quatro pontos, e dois pontos se apenas chegar ao círculo traçado no chão em torno do pino. Se derrubar o pino e ainda ficar dentro do círculo conta oito pontos. Vence quem atingir 150 pontos ou a pontuação fixada.

O disco ou malha, com peso de 500 ou 700g, tem 11cm de diâmetro, e os pinos medem 18cm de altura. O campo de malha, cercado por um meio-fio de cinco centímetros de altura, tem piso recoberto de areia e mede quarenta metros de comprimento por 2,5m de largura. Da cabeceira se fazem os arremessos, e a malha que tocar no meio-fio não conta ponto.